domingo, 6 de maio de 2012

1º BTT – Rota dos 7 Amedos


Porquê 7 amedos ?
A aldeia de Amêdo noutros tempos era composta por sete pequenos povoados (amedos) e daí o nome para este primeiro BTT. Apenas por isto. Deitamos mão da história e do passado da nossa terra porque acreditamos ser importante para o futuro. Mas vamos ao nosso passeio;
            Às 08H00 da manhã grande parte do staff estava pronto para receber os amantes dessa máquina de duas rodas cada vez mais perfeita a que chamamos de bicicleta. Sucederam-se as respectivas inscrições com a entrega de lembranças aos participantes e muitas conversas de circunstância.
            Cerca das 9H00 uma vintena de participantes e suas “montadas” arrancavam sob uma chuva miudinha que nos obrigava a olhar o céu com alguma desconfiança, mas S. Pedro foi comedido e acabou até por anular alguma promessa de chuva do início da manhã.
            Homens e máquinas aventuraram-se por um percurso não muito extenso (cerca de 35 km) de onde ressaltou a travessia de alguns ribeiros, a paisagem deslumbrante durante a descida da Felgueira (Pinhal do Norte) e a descida da “calçada” do Pombal. Sensivelmente a meio do percurso (Pinhal do Norte) esperava-nos um completo reforço alimentar que a Junta de Freguesia de Pinhal do Norte tão amavelmente nos proporcionou e cujo agradecimento aqui queremos registar. Neste caso não serviu tanto para repor as energias gastas até ali pois a primeira metade do percurso era bastante rápida, mas sim para preparar a segunda metade bem mais exigente em termos físicos pois o “caminho velho” para Paradela, a subida da Costeirinha até às “variantes” na Lama Grande – Serra do Amêdo iam exigir bastantes calorias…
            E foi assim que os participantes como em quase todos os passeios desta natureza foram chegando a conta – gotas que depois do merecido banho se sentaram à mesa na sede da Associação onde para além do merecido almoço (feijoada à transmontana) visionaram as muitas fotografias tiradas em vários pontos espectáculo do percurso com muita e alegre conversa sobre as vicissitudes do passeio.
            Não podemos terminar sem fazer um mea culpa! A velocidade do pelotão da frente surpreendeu-nos no posicionamento atempado num ou outro ponto de travessia. Como nada nos deve servir de desculpa, resta-nos a agradecer a todos aqueles que dentro e fora da Associação contribuíram para a realização deste evento. Um particular obrigado aos Bombeiros Voluntários de Carrazeda de Ansiães e claro está um agradecimento especial aos participantes a quem deixamos a promessa que no futuro procuraremos fazer melhor!
Apesar das dificuldades, é assim e há-de ser sempre assim porque a alma e a força do querer fazer desta gente, não se verga às contrariedades.


O Presidente da Direcção,
 Jaime Sil

Sem comentários:

Enviar um comentário